Vagas e Oportunidades

Atualmente estão disponíveis as vagas abaixo para atuar na UAB / UFABC.
Clique nos links e conheça a oportunidade e os pré-requisitos.


PROJETOS - gerenciados pela Fundep

* Projeto UAB/UFABC - Projeto nº 22157
 
- Designer Instrucional

- Edital

Local de Trabalho: Av. dos Estados, 5001. Bairro Bangu. Santo André - SP - Brasil

Confira outras oportunidades na página da FUNDEP.



Edital UAB-UFABC Nº 002/2016 – Processo Seletivo de Aluno

Inscrições abertas para o curso de “NTME – Novas Tecnologias e Metodologias para a Educação”! Leia o Edital com atenção!
Edital UAB-UFABC Nº 002/2016 – publicado em 15/04/2016


Acesse em: http://nte.ufabc.edu.br/uab/edital/edital-0022016/


Formação de cadastro reserva de tutores

O Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da UFABC está com as inscrições abertas para formação de cadastro reserva de tutores até o dia 09 de maio. Leia o edital público de seleção em: http://nte.ufabc.edu.br/uab/edital/edital-uab-ufabc-0012016/#more-163
 

Festival de curtas marca encerramento da terceira turma do curso de Produção de Vídeo

Terminou no último dia 25/11/2013 o curso de produção de vídeo oferecido aos docentes, funcionários e estudantes da UFABC. O encerramento foi marcado por um festival de curtas metragens variados, desenvolvidos pelos participantes.

O curso teve carga horária de 60 horas e foi dividido em 03 módulos, que abordaram os benefícios da utilização de vídeos no ensino superior, além de ferramentas e técnicas de produção (linguagem, iluminação, áudio, entre outras). Cada atividade foi desenvolvida de forma teórica e prática, e enviada por meio da plataforma virtual Tidia-Ae.

A coordenadora do PACC – Programa Anual de Capacitação Continuada (UAB/UFABC), Silvia Dotta, analisou a importância dessa iniciativa para docentes, estudantes e funcionários da Universidade: “A produção de vídeos digitais está cada vez mais acessível a qualquer usuário de computador e seu uso em atividades de aprendizagem tem se intensificado, tanto no ensino presencial como em Educação a Distância. Após a instalação do estúdio de TV na UFABC, entendemos que a comunidade acadêmica se beneficiaria ainda mais quando dominasse os fundamentos técnicos e teóricos para a produção de vídeos de qualidade. Daí a importância desse curso”.

Todos os vídeos do festival de curtas, desenvolvidos pelos participantes, podem ser assistidos no site: http://proex.ufabc.edu.br/uab/
index.php/modulo3/aula12

O PACC oferece durante o ano sete cursos de extensão a distância: Uso da Webconferência em EAD, Aplicação de Objetos de Aprendizagem, Metodologia para Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem, Formação de Tutores a Distância, Novas Tecnologias e Metodologias de Educação, Produção de Vídeo e Criação de Videoaulas.

Transmissão da Palestra do Prof. Luiz Bevilacqua

Professor Luiz Bevilacqua, ex-reitor da UFABC participa do primeiro da série de eventos "O BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA PELO OLHAR DE SEUS IDEALIZADORES"






A Coordenação do BC&T realizará, a partir do dia 16 de outubro, um conjunto de encontros cujo objetivo será pautar na comunidade a revisão do projeto pedagógico do BC&T/UFABC. Para tanto, esses encontros, denominados como HISTÓRIA, AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DO PROJETO PEDAGÓGICO DO BC&T/UFBAC, apresentarão os estudos das consultas públicas realizadas entre discentes e docentes, os dados relativos ao aproveitamento de vagas e de aprendizagem, as práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito do curso, e discutirão propostas para revisão do projeto pedagógico do curso. 

Para iniciar esse evento, a coordenação do BC&T tem a honra de contar com a presença do Prof. Luiz Bevilacqua. Mentor e coordenador da equipe de implantação do projeto da UFABC, assim como nosso segundo reitor, o Prof. Bevilacqua apresentará, às 14h do dia 16 de outubro de 2013, os ideais que levaram a concepção do projeto pedagógico, a proposta inovadora de uma nova  organização dos conteúdos bem como os princípios norteadores do projeto. 


Será um excelente momento para reflexão sobre o projeto pedagógico da UFABC e do BC&T, dada sua forte inter-relação. A partir desse momento, as discussões serão realizadas pautadas pelos eixos temáticos norteadores do BC&T, em datas a serem divulgadas
posteriormente pela coordenação.


O portal da UAB fará a transmissão AO VIVO a partir das 14h00 que poderá ser acessada neste mesmo link.

Veja a gravação da Palestra do Prof. Ronaldo Mota

Professor Ronaldo Mota ministra palestra sobre "INOVAÇÃO E APRENDIZAGEM INDEPENDENTE NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS"






A Pró-reitoria de Pesquisa da UFABC realiza nesta quinta às 15h00 palestra com o Professor RONALDO MOTA. O Professor é especialista em Gestão da Inovação e Tecnologias Educacionais Inovadoras. Ele já foi Secretário Executivo do Conselho Nacional de Educação, Secretário Nacional de Educação Superior, Secretário Nacional de Educação a Distância e Ministro Interino do Ministério da Educação, e condecorado pelo Presidente da República como Comendador Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

A palestra será aberta para toda a comunidade universitária e vai ocorrer no Anfiteatro 112 – Bloco A do Campus Santo André da UFABC. O portal da UAB fará a transmissão AO VIVO a partir das 15h00 que poderá ser acessada  neste link.

MEC propõe uma Universidade Federal EAD e novas regras

O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou durante solenidade de balanço das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que o Governo Federal encaminhará no segundo semestre do ano, em agosto, projeto ao Congresso para criação da primeira universidade federal a distância do país.
 
A nova universidade englobaria o projeto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é um consórcio de cursos a distância ministrados nas universidades e centros de formação tecnológica da rede federal de ensino, porém focado na formação de professores e em atender demandas específicas. Na nova configuração, haverá a possibilidade de criação de novos cursos que não tenham a formação de professores como foco, tais como os de Direito e de algumas engenharias, a exemplo das que já existem em alguns países europeus como Inglaterra, Espanha e Portugal.

Para a coordenadora da UAB-UFABC, Profa Lucia Franco a novidade é positiva. Segundo ela "a Universidade Federal de Educação a Distância não era uma novidade esperada, mas se vai permitir a oferta de cursos além dos cursos de formação de professores, será muito produtiva. Há uma demanda grande para outros cursos e há muitas IES à espera de financiamento para eles
" afirma.

Além dessa novidade, em abril, o Ministério da Educação criou a Câmara Consultiva Temática para Educação a Distância, que funciona submissa ao Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior (CC-PARES). A Câmara já se reuniu duas vezes, em maio, e prepara para entregar este mês ao MEC um relatório com sugestões de alterações no marco legal. Entre os temas discutidos, estão a regulação dos polos de apoio presencial, que pode ser flexibilizada, os referenciais de qualidade da educação a distância, a exigência de bibliografia física (que pode ser alterada para incluir a possibilidade de bibliografia virtual).
 
Outras novidades deverão surgir de uma comissão criada em abril (portaria 161, publicada em 17 de abril) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para discutir os instrumentos de avaliação de instituições e de pólos da educação superior, inclusive os de cursos a distância.
 
  

Copyright © 2013 UAB | Universidade Aberta do Brasil | Universidade Federal do ABC | Todos os direitos reservados.