Inscrições abertas para curso de Webconferência em EAD e Objetos de Aprendizagem

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão a distância Uso da Webconferência em Educação a Distância e de Objetos de Aprendizagem, oferecido pelo Programa Anual de Capacitação Continuada da UAB/UFABC. O curso é fomentado pela CAPES e é aberto a todos os docentes da UFABC.

Uso da Webconferência em Educação à Distância

A próxima turma, com 30 vagas, terá início em 21/01/2013(aula inaugural) e término em 19/03/2013

Programa do curso:

O curso tem 44 horas/aula, distribuídas em 12 semanas e abordará os seguintes temas:

1. Fundamentos da Comunicação Virtual
  2. Conceituação de Webconferência
  3. Estratégias para a condução de aulas síncronas
  4. Planejamento da aula virtual.

Todas as aulas são a distância e, ao final do curso, há um encontro presencial. Ao longo das semanas há atividades síncronas (pela internet). O cronograma das atividades síncronas estará disponível desde o primeiro dia de aula, e você poderá organizar sua agenda com antecedência.

O que vou aprender nesse curso?

Ao final do curso você estará apto a:

• Planejar e conduzir aulas interativas usando ambientes de webconferência
  • Mediar palestras e seminários em ambientes de webconferência
  • Conduzir e participar de bancas de mestrado e doutorado usando webconferência
  • Intensificar as interações em atividades e cursos a distância

Inscrições
Inscrições devem ser realizadas até 15/01, preenchendo o formulário disponível em:
spreadsheet/viewform?formkey=dHdCTVNwNjdyMlg4dlZEQ3hqVWlqdkE6MQ

Após sua inscrição, você receberá informações adicionais sobre como participar do curso.

Outras informações podem ser obtidas com Paulo Aguiar: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem

As novas tecnologias possibilitam a criação de objetos de aprendizagem interativos que conferem uma dinâmica mais adequada aos cursos EAD. A demanda gerada pelos docentes, em especial aqueles envolvidos com o Edital das TICs, levou à proposta deste curso. O objetivo deste curso é apresentar aos cursistas técnicas e metodologias para desenvolvimento de objetos de aprendizagem, ao final, pretende-se iniciar a organização de um repositório de objetos de aprendizagem.

Programa do curso:

1. Fundamentos de Objetos de Aprendizagem
  2. Repositórios de Objetos de Aprendizagem
  3. Busca e Exploração de Objetos de Aprendizagem em Diferentes Áreas
  4. Estratégias Pedagógicas para Utilização de Objetos de Aprendizagem no Ensino
  5. Metodologia para Elaboração de Objeto de Aprendizagem

Todas as aulas são a distância e, ao final do curso, há um encontro presencial.

O que vou aprender nesse curso?

Ao final do curso você estará apto a:

• Entender o que é um objeto de aprendizagem
  • Encontrar objetos de aprendizagem em sua área de ensino e pesquisa
  • Utilizar objetos de aprendizagem em suas aulas presenciais ou virtuais
  • Elaborar um PROJETO de objeto de aprendizagem na sua área de pesquisa/ensino.

Pré-requisitos:

• Conhecimentos básicos em informática.

Inscrições

sheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dDFxVngyWFpKdlRuakY4TjAwbHJmQ2c6MQ

Outras informações podem ser obtidas com as coordenadoras do curso: